Imagine um gigante como o Google dando a seguinte declaração: “não precisaremos mais de gestores ou gerentes”. Pois bem, um projeto do próprio Google de 2002, (sim, há 20 anos atrás), chamado Oxygen, afirmou exatamente isto e se propôs a provar que a existência de gestores e gerentes seria totalmente ineficaz nas empresas.
O resultado do projeto foi exatamente o oposto! Assim, o Google tratou de fornecer aos seus próprios gestores os 10 atributos mais comuns detectados entre os melhores gestores pesquisados no projeto, garantindo assim um incremento de até 75% na produtividade da empresa.
Quer saber que atributos são esses? Confira o artigo.
Seja um bom mentor.
É preciso mostrar que você se importa com seus funcionários. Uma forma de manifestar isso é dedicar tempo e esforço para ajudar os seus colaboradores a se tornarem profissionais melhores.
Mas não entregue tudo de bandeja. Um bom mentor é capaz de fazer boas perguntas, não apenas dar respostas. Dessa forma, você conseguirá expandir o ponto de vista dos seus “mentorados”, ao invés de pressioná-los para adotar o seu.
Crie equipes empoderadas.
Segundo uma pesquisa realizada pela especialista em recursos humanos Gretchen Spreitzer, da Universidade de Michigan, funcionários empoderados têm maior satisfação no trabalho e maior comprometimento organizacional.
Para isso ser possível, os gestores precisam abrir mão do micro gerenciamento, dando autonomia para os colaboradores realizarem suas tarefas. O resultado é uma menor rotatividade e aumento no desempenho e motivação. Além disso, os supervisores que empoderam são vistos como mais influentes e inspiradores por seus subordinados.
Crie um ambiente inclusivo.
Vencer é bom, mas vencer em equipe é ainda melhor. Para criar esse sentimento de unidade, bons gestores precisam estimular o sentimento de interdependência entre os seus colaboradores. Também se certifique que todos estão integrados, não deixando ninguém fora.
Seja produtivo e sempre procure resultados.
Leve a produtividade dos seus funcionários a sério. E, para isso, é preciso dar as ferramentas necessárias para serem produtivos. Uma das formas de fazer isso é eliminando processos desnecessários.
Seja um bom comunicador.
O maior problema com a comunicação é a ilusão de que ela ocorreu. E isso acontece sempre que você não dá ouvido a seus funcionários. Um bom gestor sempre está preocupado em ouvir – mesmo que seja para dizer um “não”.
Tenha visão.
Muito mais do que direcionar os funcionários para um objetivo, um bom gestor os estimula a colaborar com a construção de estratégias. Isso deixará a equipe mais comprometida com a sua visão de negócios e, consequentemente, mais empenhada em atingir suas metas.
Dê feedbacks.
Os melhores gestores se preocupam com as carreiras e desenvolvimento da sua equipe. E nada ajuda mais nisso que um feedback.
As pessoas não trabalham para alcançar uma meta numérica. Trabalham para dar significado às suas vidas, e o significado vem do crescimento e desenvolvimento pessoal.
Tenha a experiência necessária para aconselhar sua equipe.
Mais do que uma boa administração, o Google quer que seus gestores tenham as habilidades técnicas (como programação, por exemplo) necessárias para aconselhar sua equipe. Então faça o necessário para construir essa expertise, seja fazendo cursos ou lendo livros.
Colabore.
A colaboração acontece quando cada membro de um grupo percebe responsabilidade e interdependência com os colegas de equipe, e isso é cada vez mais necessário.
Nada é mais destrutivo para uma equipe do que um líder que não está disposto a colaborar. Ele passa um sentimento de individualidade que mata a cultura, a produtividade e os resultados da empresa.
Seja um “tomador de decisões”.
Ou você é um “tomador de decisões”, ou é um gestor indeciso. E a indecisão paralisa uma empresa, cria dúvida, incerteza, falta de foco e até mesmo ressentimento. Para tomar decisões fortes, primeiramente é preciso acreditar nelas. Em seguida, é preciso ter autoconfiança o suficiente para a levar para frente.
Fonte: Época Negócios – Globo.
Você se vê nestes atributos de gestor?
Vejo que na área jurídica ainda temos muito a evoluir em alguns pontos, em especial colaboração, feedbacks, empoderar a equipe e ser inclusivo.
Podemos sair mais das decisões top-down para um ambiente mais focado em colaborar, ouvir, entender e agir. Hierarquia importa, mas não responde todas as necessidades do negócio.
Lembre-se: Ninguém cresce sozinho. Bom gestor é aquele que tem a melhor equipe.
#PraPensar
Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB.
Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.
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