O avanço tecnológico e as facilidades proporcionadas com a difusão da internet transformaram o modo de produção. Esse fato afetou incontáveis profissões e, embora muitas vezes não pensemos nisso, com o direito não foi diferente.
Por isso, hoje, vamos falar do impacto das inovações tecnológicas no direito, apresentando o básico sobre as inovações tecnológicas que impactaram o exercício da advocacia. Leia as dicas desse Artigo para entender as mudanças que seguem em curso e tire proveito delas.
1. Arquivos digitais e armazenamento em nuvem.
A substituição dos documentos físicos por arquivos digitais armazenados em nuvem (cloud computing) é um caminho sem volta. Cada vez mais as instituições públicas e privadas têm substituído documentos físicos por arquivos digitais ou, ao menos, criam cópias deles para armazenamento em meio digital.
O armazenamento em nuvem nada mais é do que um sistema online que possibilita guardar arquivos digitais em plataformas e servidores conectados à internet. A principal vantagem do armazenamento em nuvem é a segurança, uma vez que arquivos físicos podem ser perdidos ou danificados, e dispositivos físicos de armazenamento como HD’s, pendrives e computadores, também estão sujeitos à erros e perdas materiais.
Assim, com o armazenamento em nuvem, o risco de você perder algum arquivo / trabalho é praticamente descartado. Além disso, ao invés de ocuparem a memória de um dispositivo físico, os documentos ficam disponíveis online, o que também facilita o acesso para as pessoas que possam precisar de um documento em particular.
Entre os serviços de armazenamento em nuvem mais conhecidos destacamos o Google Drive e o DropBox.
2. Conferências virtuais.
Proporcionadas pelas inovações tecnológicas e hoje amplamente utilizadas por profissionais da área jurídica, as ferramentas de conferências virtuais facilitam reuniões e conversas à distância, que antes só poderiam ser realizadas presencialmente.
O Skype é a ferramenta de conferência virtual mais conhecida. Entretanto, outras ferramentas já estão disponíveis no mercado, como o Google Hangouts e o Webex da Cisco. Com essas ferramentas é possível realizar conferências com pessoas em diferentes localidades, para isso é necessário apenas que os participantes utilizem a mesma ferramenta e tenham acesso à internet.
3. Softwares jurídicos.
Os softwares jurídicos são a grande inovação tecnológica que tem maior impacto sobre as atividades dos profissionais da área jurídica. Basicamente, trata-se de ferramentas gerenciais que auxiliam no controle de processos, acompanhamento de tarefas, documentos, prazos, reuniões, controle financeiro e outras atividades cotidianas.
Os softwares jurídicos concentram em uma plataforma todas as atividades mais essenciais para um escritório de advocacia ou para o setor jurídico de uma empresa. Melhorando a comunicação interna e facilitando procedimentos como assinatura e encaminhamento de documentos, um software apropriado pode gerar economia de tempo e recursos, além de aprimorar atividades e procedimentos resultando em um salto de qualidade geral nos processos de trabalho.
4. Marketing digital.
O fácil acesso a informações sobre serviços e produtos por meio da internet revolucionou a forma como o marketing é feito atualmente. Isso vale tanto para pequenas e médias empresas, quanto para grandes corporações e profissionais liberais.
Não basta mais veicular propagandas nas mídias tradicionais, como rádio, televisão e jornais. A internet diminuiu a distância virtual entre pessoas e empresas. Por isso, é fundamental manter por meio da internet um contato mais próximo e assertivo com clientes já fidelizados e clientes em potencial.
Desse modo, o marketing digital se diferencia: pela relação mais próxima e constante com o público, por meio das redes sociais; pelo oferecimento de conteúdo relevante para o público, por meio de artigos, e-books, vídeos explicativos etc.; e pela comunicação mais rápida e direta, por meio de uma página na web, WhatsApp e e-mail.
Embora possam parecer coisas opostas, as inovações tecnológicas no direito podem ser grandes aliadas da sustentabilidade.
Bom, agora que você já sabe como utilizar a tecnologia como sua aliada, a primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico no seu escritório.
O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a organização das suas rotinas jurídicas.
Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.
Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.
O PROMAD tem o compromisso com a advocacia no seu DNA. Para tanto, oferecemos o Integra – software jurídico 100% online – além de outros serviços para conectar advogados à evolução do Direito.
Contato: (48) 3203-1212 l comercial@promad.adv.br l promad.adv.br