No início da carreira, muitos profissionais do Direito começam as suas atividades sozinhos.
À medida em que a demanda de serviços aumenta, é comum que o advogado sinta a necessidade de montar uma equipe, seja ela fixa ou composta por correspondentes.
Trabalhando sozinho ou em grupo, é importante que o advogado conheça os principais desafios para administrar o seu escritório.
Para saber quais são as dificuldades na gestão de um escritório de advocacia e como solucioná-las, confira as dicas deste artigo.
Conte com uma boa gestão do seu tempo.
Na advocacia, assim como na prestação de qualquer serviço, tempo é dinheiro. Isso significa que profissionais que administram mal o seu tempo tendem a ser mal remunerados. E, mais do que isso, perdem qualidade nos serviços prestados.
Isso porque, não é possível fazer uma reunião e uma petição ao mesmo tempo, por exemplo. Certo? Errado. Boa parte dos advogados ainda acumula uma série de atividades diferentes durante o dia.
Sim. Muitos advogados elaboram peças jurídicas, cuidam das rotinas do escritório, atendem ligações e comparecem a reuniões. Tudo isso, muitas vezes, num mesmo dia. Para dar conta de tudo de forma eficiente, só contando com uma boa administração de tempo.
Por isso, é fundamental que o advogado esteja consciente da quantidade de tempo consumida para fazer suas tarefas e de quanto esse tempo custa de fato. Reconhecer as limitações do seu dia e do seu tempo também é um ótimo exercício.
Hoje, existem inúmeras ferramentas de gerenciamento de tempo. Apenas para citar alguns exemplos, o método Pomodoro ou o GTD são técnicas que podem ajudar a sua produtividade e promover a qualidade dos seus serviços.
Tenha uma metodologia para seus serviços jurídicos.
Para prestar serviços com excelência, um advogado precisa investir em planejamento. Seja para elaborar um contrato, participar de uma negociação ou mesmo redigir uma peça jurídica, é preciso estar consciente das etapas do processo.
Para fazer uma peça jurídica, por exemplo, o advogado precisa fazer uma reunião com o cliente para entender o caso, depois precisa pesquisar na doutrina e na jurisprudência as melhores soluções que podem ser dadas para aquele caso. Na sequência, precisa redigir a peça e depois protocolá-la, dando início ao andamento do processo.
O advogado que não tem consciência de como executar cada uma dessas fases, além de pouco eficiente, costuma ter uma comunicação ruim com os seus clientes. Assim, é fundamental para todas as atividades que o advogado desenvolve no seu dia a dia, ter um planejamento e ser assertivo na comunicação.
Com esse tipo de planejamento, o advogado também consegue definir o que é prioritário. Neste sentido, saber quais tarefas demandarão mais e menos tempo é essencial.
Portanto, lembre-se: ter uma metodologia para a execução de tarefas é a melhor forma de evitar o gasto de energia desnecessário e a perda de tempo que consome tantos profissionais.
Aprenda a delegar.
Uma das principais dificuldades de muitos advogados é delegar tarefas, ou seja, transferir atividades. Definir quais são as atividades de acordo com o conhecimento de cada colaborador pode ser um grande desafio. Essa prática exige um certo desapego e visão de futuro, qualidades que muitas vezes não são encontradas nos advogados.
É fundamental que o advogado tenha consciência das atividades que realmente precisa fazer. Exemplos: elaboração de peças jurídicas, reuniões etc. Outras tarefas como cópias, pesquisa de jurisprudência e de doutrina e controle de andamentos, podem ser executadas por terceiros.
Atualmente, as ferramentas tecnológicas automatizaram várias tarefas e auxiliam o advogado a executar seu dia a dia com maior praticidade. Porém, ferramentas são apenas ferramentas. Se o profissional não estiver focado em ser produtivo, de nada essas ferramentas vão adiantar.
Bom, o objetivo dessas dicas é te ajudar a mudar a mentalidade da sua empresa e, por consequência, da sua equipe. Empresas de advocacia têm dinâmicas bem específicas de funcionamento e, na maioria das vezes, não têm nada em comum. Por isso, demandam atenção exclusiva dos proprietários para a detecção de pontos fortes e fracos. Sendo assim, fique atento ao dia a dia do seu escritório e da sua equipe para ter uma noção exata dos seus próximos passos.
Agora que você já sabe por onde começar, a primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico para te ajudar com o seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para modernizar o Direito e os escritórios de advocacia.
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