Muitos advogados chegam ao mercado de trabalho munidos de uma ótima formação.
Porém, para quem busca destaque na carreira jurídica, conhecimento nem sempre é o suficiente. É necessário que o advogado vá além e aprenda a administrar o seu escritório, seus colaboradores e, principalmente, a sua cartela de clientes.
No início, é muito comum que o advogado atue de forma autônoma, fazendo tudo sozinho. Porém, desde o início, é fundamental que o profissional saiba lidar com os seus clientes e dominar estratégias para evitar problemas com eles. Lidar com clientes é um desafio para qualquer profissional, pois é necessário criar um relacionamento positivo, sem deixar de impor alguns limites.
Por isso, a intenção desse artigo é te ajudar a evitar problemas com os clientes do seu escritório de advocacia. Para tanto, separamos algumas dicas para você.
Desenvolva relações de confiança.
Muitos dos clientes que vão bater à sua porta não gostariam de ter que contratar um advogado. Sim, muitos estão com problemas e precisarão do auxílio de um estranho para representá-los na Justiça. Por isso, é fundamental contar com uma boa dose de empatia com a situação do cliente. Ao mesmo tempo, demonstre quais são as possíveis estratégias jurídicas que podem ajudá-lo a resolver o caso.
É fundamental que o advogado seja didático e procure explicar com clareza – sem o uso exacerbado de termos jurídicos – como os serviços serão prestados. É preciso ter cautela e muita didática ao esclarecer quais serão as medidas que poderão ser tomadas a favor dos direitos e dos interesses do seu cliente.
Esse tipo de postura promove uma relação de confiança entre o cliente e o advogado, evitando uma série de problemas com clientes no futuro.
Invista na comunicação eficiente.
Um dos grandes desafios dos advogados é manter uma comunicação eficiente com seus clientes. Especialmente no início da carreira, onde é muito comum que o advogado acumule uma série de funções. E, como todos sabem, não é possível atender um cliente ao telefone e redigir uma peça jurídica ao mesmo tempo. Portanto, é necessário estabelecer prioridades.
Uma boa estratégia utilizada por muitos profissionais é automatizar parte da comunicação por meio de softwares jurídicos. Utilizando essas ferramentas, o advogado pode enviar de forma automática as principais informações sobre o processo, por exemplo.
Assim, a comunicação se torna mais transparente e a quantidade de dúvidas dos clientes tende a reduzir. Esse tipo de comunicação, usando um software jurídico, também evita aquela típica sensação de muitos clientes de que você não está cuidando suficientemente bem dos casos deles.
Não cobre honorários baixos apenas para conquistar mais clientes.
Um dos erros comuns cometidos por Jovens Advogados é cobrar honorários baixos, buscando assim atrair mais clientes. Porém, muitos profissionais não percebem que esse tipo de conduta acaba tornando-se uma espécie de círculo vicioso que só vai gerar muito trabalho e pouco lucro.
Quando você atrai um cliente por um valor baixo e realiza um bom serviço, a tendência é que esse cliente te indique para um colega, amigo ou conhecido. Resultado: você consegue conquistar novos clientes, porém, não consegue cobrar a mais.
No fim das contas, você pode acabar com a agenda cheia e a conta bancária mais vazia do que desejava.
Cobre os honorários de forma justa sempre. Saiba realmente quanto custam os seus serviços e tenha uma margem de lucro que viabilize negociações. Advogados que não fazem esses cálculos e apenas trabalham com honorários baixos costumam se desgastar muito. Com isso, as chances de surgirem problemas com clientes são imensas.
Inadimplência: a inimiga da boa convivência.
Além de assinar um bom contrato de honorários, você pode utilizar algumas estratégias de cobrança que ajudam a evitar a inadimplência. Muitos clientes esquecem de pagar os honorários, então que tal enviá-los um lembrete do vencimento das parcelas alguns dias antes?
Essa atitude simples pode ser muito eficiente, especialmente no caso de clientes esquecidos. Além de auxiliar na boa convivência com o cliente, evita que você trabalhe em cima de eventuais execuções e protestos sem necessidade.
A cobrança feita de forma amistosa pode gerar bons resultados. Não é à toa que muitas empresas de cobrança utilizam esse tipo de estratégia.
Ajustar as suas deficiências de gestão é fundamental para o sucesso do seu negócio. O esforço vale a pena e logo você perceberá que o seu escritório vai aos poucos alcançar um novo patamar.
Agora que você já sabe por onde começar chegou a hora de alinhar o seu atendimento ao cliente às suas rotinas jurídicas.
O primeiro passo para adotar as boas práticas de gestão é contar com um bom software jurídico no seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar as suas rotinas.
Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.
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