Assim como em qualquer negócio, oferecer um bom atendimento ao cliente deve ser uma premissa também nos escritórios de advocacia. Afinal, um suporte de qualidade gera satisfação e fidelização de clientes, algo essencial em um mercado concorrido como o da advocacia.
Prestar um bom atendimento, contudo, não é algo tão simples. Seja para quem atua como autônomo, seja para quem trabalha com um time de advogados, promover um bom atendimento ao cliente na advocacia é um desafio.
Para melhorar o seu atendimento ao cliente e contabilizar os resultados dessa prática, confira as dicas desse artigo.
1. Seja acessível.
Quando o assunto é atendimento ao cliente na advocacia, um dos principais erros cometidos por advogados é ser inacessível. Tipo, quando o cliente te liga e você não retorna à ligação, ou ainda, não visualiza e nem responde os seus e-mails. Saiba que isso pode gerar danos sérios tanto a reputação quanto ao faturamento da sua banca. Por isso, é necessário se organizar para oferecer um atendimento eficiente e de qualidade.
Todo advogado sabe que o atendimento ao cliente é uma atividade que demanda tempo e energia. Contudo, nem todos os profissionais dispõe de espaço na agenda para conciliar as atividades do escritório e o atendimento. Então, como resolver essa situação?
Prestar um atendimento de qualidade é um grande desafio para qualquer banca. Além de treinar profissionais para cuidar do atendimento, você precisa contar com as ferramentas certas para descentralizar a informação sobre os seus clientes. Assim, você possibilita que o atendimento seja feito por qualquer profissional. Um software jurídico é uma boa ferramenta para quem quer ter o registro dos atendimentos, promovendo assim um suporte de qualidade ao cliente.
2. Saiba escutar o seu cliente.
Se o seu objetivo é melhorar o atendimento, aprenda a ouvir o seu cliente com frequência. Muitos advogados acreditam que conquistam a confiança da clientela porque transformam cada reunião em uma verdadeira aula de Direito. No entanto, essa é uma visão bastante equivocada.
A confiança surge justamente quando o cliente é ouvido e bem recebido pelo escritório.
Antes de apresentar qualquer solução ou expor os seus conhecimentos, procure entender o problema do cliente. Isso não apenas traz mais qualidade ao seu atendimento, como também costuma promover a fidelização aos seus serviços jurídicos e ao seu escritório.
3. Seja didático na hora de executar o atendimento.
Ok, você conhece a legislação e as regras gerais do Direito, mas o seu cliente não tem essa expertise. Portanto, procure sempre ser didático e muito claro ao explicar como pretende conduzir o caso. Dê espaço para que o cliente faça as perguntas necessárias e retire todas as suas dúvidas. Evite ao máximo usar o “juridiquês” nos seus atendimentos. Uma comunicação mais acessível ao cliente é uma excelente maneira de melhorar o atendimento e conquistar a sua estima e confiança.
4. Mantenha o cliente sempre informado.
É fundamental que o seu cliente saiba que você está trabalhando pelo seu caso. Procure sempre ter uma postura proativa, mantendo o seu cliente informado. Mande relatórios periódicos sobre o andamento dos processos e preste contas do que está sendo feito de forma consistente.
Usando ferramentas como um software jurídico, por exemplo, você pode automatizar a elaboração e o envio de relatórios. Isso permite que o seu cliente receba informações relevantes sobre o seu caso, sem que você precise investir muito tempo no atendimento.
5. Crie e mantenha canais de comunicação eficientes
Ao estabelecer canais de comunicação com o seu cliente, certifique-se de que eles são eficientes. De nada adianta ter telefone, e-mail, WhatsApp, chats e Messenger se você não é capaz de prestar o devido suporte por meio desses canais. Quando se trata de estabelecer canais e uma comunicação eficiente, menos é sempre mais. Vale mais ter um ou dois canais que realmente funcionem e que de fato atendam os clientes, do que ter diversos canais que frustrem os seus clientes.
6. Tenha um cadastro de clientes atualizado.
Para fazer um bom atendimento é essencial ter um cadastro de clientes atualizado. Imagine que um cliente liga no seu escritório, mas você não consegue retornar à ligação simplesmente porque não tem o número correto. Esse tipo de situação ocorre frequentemente e muitos advogados acabam perdendo a eficiência no atendimento (e em muitos casos o cliente) simplesmente porque não cuidam de atualizar o cadastro.
Uma boa prática é manter a sua equipe treinada e atenta a esse fato. Assim, a secretária e os estagiários podem manter o seu cadastro de clientes sempre atualizado. Ah, e de tempos em tempos, faça uma pequena auditoria para saber se de fato os dados não estão se perdendo. A boa notícia é que os advogados não precisam mais de complexas planilhas para manter um cadastro atualizado de clientes. Com o auxílio de softwares jurídicos, o profissional tem à sua disposição recursos eficientes que otimizam o processo de cadastramento e atualização.
Agora que você já sabe por onde começar chegou a hora de alinhar o seu atendimento ao cliente às suas rotinas jurídicas.
O primeiro passo para adotar as boas práticas de gestão do Direito é contar com um bom software jurídico no seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar as suas rotinas.
Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com o seu cadastro de clientes, agenda, fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos, entre outras funcionalidades.
Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.
O PROMAD tem o compromisso com a advocacia no seu DNA. Para tanto, oferecemos o Integra – software jurídico 100% online – além de outros serviços para conectar advogados à evolução do Direito.
Contato: (48) 3203-1212 l comercial@promad.adv.br l promad.adv.br