Não importa se você é um advogado com anos de carreira ou se acabou de entrar no mercado.
Se o seu objetivo é ganhar destaque advogando, invista no atendimento ao cliente para construir uma sólida reputação.
A relação advogado e cliente, como em qualquer profissão, é um ponto delicado da advocacia. Afinal, com uma rotina atribulada e cheia de atividades, muitas vezes falta tempo para dedicar mais atenção aos seus clientes. É comum, ainda, não conseguir mantê-los atualizados sobre o andamento dos seus casos.
A boa notícia é que isso não precisa mais ser uma questão negativa do seu escritório. Confira algumas dicas abaixo e entenda a importância do atendimento com excelência no meio jurídico.
Relação advogado-cliente: confiança é a base.
A advocacia é uma das profissões mais tradicionais existentes no mercado. E, até os dias de hoje, a confiança no profissional é algo que conta muito para a maioria dos clientes. Um bom advogado é aquele que oferece suporte ao cliente, explicando de forma didática e clara quais são os pontos sensíveis do seu caso.
Expor quais são as estratégias a serem adotadas e quais medidas serão tomadas é essencial.
Além disso, outra dica para estreitar a relação de confiança é explicar de forma clara a origem do valor dos seus honorários. Assim, fica mais fácil para o cliente entender o real valor do seu trabalho.
Tarefas demais, qualidade de atendimento de menos.
Muitos advogados encontram dificuldades em gerenciar múltiplas tarefas do cotidiano. Para se ter uma ideia, é muito comum encontrar advogados que, em um mesmo dia, precisam redigir um contrato, atender clientes, fechar o financeiro e ainda comparecer à uma audiência. É justamente nessa correria que muitos advogados acabam deixando de dar a devida atenção ao seu maior ativo: o cliente.
Ao contrário do que muitos pensam, para construir uma boa cartela de clientes não basta apenas contar com o conhecimento técnico. É preciso oferecer o suporte correto e desenvolver uma relação de confiança. Uma das formas mais práticas de fazer isso é utilizando ferramentas para advogados focadas em gestão, entre elas um software jurídico.
Advogados recém-formados, em geral, têm ainda mais dificuldade. Como estão no início da profissão, não possuem estagiários, secretárias ou outros advogados para ajudá-los. Por isso, é fundamental contar com
as ferramentas certas.
Bônus: dica de ouro para o bom atendimento do cliente.
Para desenvolver uma relação de confiança junto aos seus clientes é importante mantê-los informados sobre o seu caso e quais serão os próximos passos. Nesse sentido, um software jurídico pode automatizar o fornecimento de todos os dados existentes no processo, fazendo com que o cliente se sinta informado e elimine dúvidas simples sobre o seu caso.
Um bom software jurídico, além de auxiliar no gerenciamento de processos, é uma peça-chave para fazer a comunicação básica com o cliente. Ainda que o envio de informações periódicas não tenha o mesmo impacto de uma reunião, o cliente se sente atendido. E, no final das contas, é isso que importa.
O resultado disso são clientes satisfeitos, trabalho realizado com excelência e honorários em dia.
Agora que você já sabe o que precisa para melhorar diariamente o seu atendimento ao cliente, chegou a hora de investir em ferramentas para colocar isso em prática.
A primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico para seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a organização do seu escritório.
Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.
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