Fidelizar clientes é uma excelente estratégia para você economizar tempo (e dinheiro) prospectando.
Em um mercado concorrido como o da advocacia, a qualidade dos serviços jurídicos deixou de ser um diferencial, especialmente na hora de fazer com que os seus clientes voltem ou indiquem os seus serviços.
Além da qualidade nos serviços jurídicos, é essencial criar um relacionamento sólido e que encante os clientes. A criação desse vínculo, no entanto, requer que o escritório mantenha o foco no cliente, além de apostar em estratégias de médio e longo prazo.
Para saber o que fazer e como estruturar sua banca para fidelizar clientes, confira esse artigo.
1. Olhe o seu escritório com os olhos do cliente.
Se o seu objetivo é fidelizar clientes, você deve entregar a eles exatamente aquilo que eles desejam. “Mas, como fazer isso?”, você deve estar se perguntando. Simples, olhando o seu trabalho pela ótica do cliente.
Se você fosse a um escritório de advocacia hoje, o que você esperaria do seu advogado? Como deveria ser o atendimento? De quanto em quanto tempo você esperaria ouvir um posicionamento sobre o seu processo ou sobre o seu caso?
Procure entender o seu cliente e aquilo que ele espera dos seus serviços jurídicos. Somente assim você será capaz de entregar aquilo que ele deseja e ele passará a valorizar o seu trabalho.
2. Invista no relacionamento.
Durante muito tempo, a maioria dos advogados teve como foco o aprimoramento técnico. Porém, de nada adianta você entregar resultados ao seu cliente se, antes disso, ele já te trocou por um concorrente.
O relacionamento é um ponto fundamental para fidelizar clientes, mas muitos advogados acabam deixando isso de lado por conta da rotina atribulada do escritório.
Além do atendimento pessoal, o advogado deve demonstrar ao cliente que está dando a devida atenção ao seu caso. E, uma boa dica para fazer isso é otimizar parte do atendimento através de um software jurídico.
Com essa ferramenta, fica mais fácil elaborar relatórios e enviar os andamentos processuais com maior frequência. Isso também elimina as inúmeras ligações que acontecem quando o cliente percebe que não está recebendo o devido suporte.
3. Faça pesquisas de satisfação para fidelizar clientes.
Para fidelizar clientes, o advogado precisa entender exatamente aquilo que o seu cliente espera dos seus serviços jurídicos. Somente assim, você conseguirá a satisfação do seu cliente e será capaz de surpreendê-lo.
Uma boa maneira para saber o que o seu cliente quer e como ele se sente com relação aos seus serviços, é realizar uma pesquisa de satisfação. Procure saber o que o seu cliente acha dos seus serviços. Essa é uma ótima maneira de aprimorar e entregar aquilo que ele realmente deseja.
4. Aposte na tecnologia.
Embora o atendimento seja uma questão central na hora de fidelizar clientes, todo advogado tem o desafio de conciliar a rotina atribulada do escritório com o suporte ideal. Por isso, para garantir que o seu cliente seja bem atendido, você precisa otimizar a sua rotina interna com o auxílio de ferramentas específicas.
Os chatbots, por exemplo, são robôs que podem ser instalados diretamente no seu site, permitindo o atendimento de questões básicas e o direcionamento do cliente para o advogado que saberá solucionar a sua questão.
O uso de softwares jurídicos também é uma forma de organizar atividades e tarefas, permitindo que o advogado tenha mais tempo para se dedicar aos seus clientes.
5. Não centralize o atendimento nos sócios.
Muitos escritórios centralizam o atendimento dos clientes nos sócios. No entanto, muitas vezes quem conhece o caso e está mais capacitado para responder as dúvidas do cliente é o advogado que está à frente do caso ou do processo. Quando o cliente é atendido por alguém que não conhece o seu caso, cria-se uma sensação de insegurança que é extremamente prejudicial para o relacionamento.
Além disso, focar o atendimento de clientes nos sócios faz com que eles fiquem sobrecarregados com o passar do tempo. Na medida em que a carteira de clientes do escritório cresce, fica quase impossível dar atenção a todos de forma adequada.
Para evitar isso, o atendimento deve ser descentralizado, ou seja, qualquer membro do escritório deve ser capacitado para prestar um excelente atendimento. Para isso, uma boa dica é usar um software jurídico, onde todas as informações sobre um cliente podem ser acessadas com mais facilidade.
A fidelização é hoje um desafio para qualquer escritório de advocacia. Porém, ela deve ser uma das principais estratégias para quem quer vencer a concorrência. Se o seu objetivo é se destacar e ter um fluxo de clientes constante, é bom não perder tempo.
Agora que você já sabe o que precisa para melhorar diariamente o seu atendimento ao cliente, chegou a hora de investir em ferramentas para colocar isso em prática.
A primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico para seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a organização do seu escritório.
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