A criação de conteúdo jurídico pode parecer algo complicado para quem está acostumado a transitar somente no universo das petições e processos. Mas, fique tranquilo! Depois de ler as dicas desse artigo, você vai descobrir que a criação de conteúdo não precisa ser tratada como um bicho de sete cabeças.
O conteúdo jurídico tem como principal função atrair e criar um relacionamento com o seu potencial cliente. Com tantos advogados no mercado, é preciso buscar alternativas para chamar a atenção da clientela de forma efetiva. Sim, criar conteúdo constrói a relevância que o seu escritório precisa na internet, facilitando assim a prospecção de novos clientes.
Portanto, se você é advogado e está considerando a criação de conteúdo para o seu site ou blog, preste atenção nas dicas desse artigo.
1. Mantenha o foco nos interesses e dúvidas do seu público.
Muitos advogados quando decidem criar conteúdo jurídico ficam na dúvida sobre que assuntos devem abordar exatamente. Alguns escritórios chegam a reproduzir o conteúdo veiculado nos sites dos Tribunais ou mesmo em Portais que são referência para os advogados. Porém, essa estratégia não é nada boa.
Além de prejudicar a visibilidade do escritório no Google, os conteúdos reproduzidos nem sempre são interessantes para o seu público-alvo. Como resultado, o advogado acaba não chamando a atenção de quem pode ser seu cliente.
A melhor forma de criar um bom conteúdo jurídico é focar nas dúvidas do seu cliente e nos interesses do seu público-alvo. Por exemplo: saiu uma lei nova que altera a regulamentação de um setor que seus clientes trabalham? Escreva sobre ela. Seus clientes sempre estão te perguntando sobre quanto tempo um processo demora para ser julgado? Faça um post sobre isso.
2. Escreva de forma didática.
O conteúdo jurídico, dentro de uma estratégia de marketing digital, tem como objetivo atrair e criar um relacionamento com os seus clientes e potenciais parceiros. Por isso, ele deve ser escrito em uma linguagem acessível e didática, explicando de forma objetiva e clara o tema desenvolvido.
Essa talvez seja uma das principais dificuldades dos advogados na hora de criar conteúdo jurídico com foco em marketing digital. Muitos estão habituados aos termos técnicos e ao famoso “juridiquês” e acabam se afastando do seu público-alvo justamente por conta disso. Procure escrever de forma simples, como se estivesse conversando com o seu cliente.
3. Use frases curtas.
Os advogados têm uma tendência a utilizar períodos longos, encaixando na mesma frase ideias diferentes. Porém, isso prejudica a comunicação e a compreensão, especialmente no contexto da internet. Os internautas estão cada dia mais acostumados a leitura rápida e ao conteúdo sintético.
Procure ser direto, evitando adjetivos ou advérbios. Frases com no máximo 20 palavras são bastante recomendadas para o conteúdo online.
4. Aposte em um bom SEO para o seu conteúdo jurídico.
Você já ouviu falar em SEO? A sigla inglesa significa “search engine optimization”, mas, na prática, ela pode ser traduzida como o conjunto de estratégias que beneficiam a visibilidade do seu site ou página.
Quando você digita uma palavra ou frase no Google, por exemplo, ele te lança uma página com diversos links de sites e páginas sobre esse assunto, não é mesmo? Os links que aparecem nas primeiras posições são aqueles que tem um bom SEO.
Note que você, assim como qualquer pessoa, tende a clicar nos sites que estão na primeira posição, certo? E se esse site responde a sua dúvida, ou fala exatamente aquilo que você estava procurando, você não vai buscar outra referência.
Além de falar sobre aquilo que o seu público-alvo está buscando, o seu conteúdo jurídico também deve estar posicionado no topo dos buscadores. Mas como fazer isso? A forma mais fácil é fazendo uma pesquisa de palavras-chave.
O Google conta com uma ferramenta gratuita, o Keyword Planner (https://keywordtool.io/pt/google), que pode te ajudar nisso.
Gostou das dicas? Bom, agora que você já sabe por onde começar, aproveite o seu tempo livre para absorver conteúdo jurídico de qualidade em canais de comunicação do seu segmento.
O blog do PROMAD é uma excelente referência. Aqui você encontra conteúdos variados, dicas e informações relevantes para advogados que pretendem se manter conectados as novidades do universo do Direito.
Gostou da dica? Acesse www.promad.adv.br/blog, inspire-se e comece agora mesmo a produzir o seu conteúdo.
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