A gestão de escritórios jurídicos permite que eles sejam realmente bem-sucedidos, mas dependendo de como ela for feita os resultados não serão os melhores. Nesse artigo você vai encontrar informações que te ajudarão nesses processos. Confira.
Porque esse modelo de gestão é necessário.
Quem pensa que a gestão de escritórios jurídicos não é tão importante se engana. Isso porque são vários os pontos que tornam essa ferramenta primordial.
Sem gestão fica impossível cuidar do agendamento dos clientes e do cumprimento de prazos específicos, bem como manter na ponta do lápis as receitas e as despesas do negócio.
Além disso, a padronização das rotinas acaba sendo impossível sem um gerenciamento eficaz. As ações dos colaboradores também não são realmente possíveis de se averiguar sem esse tipo de gestão de escritórios jurídicos.
Mas, como adotar um modelo de gestão ideal para o seu escritório? É sobre isso que falaremos agora.
Foco constante na performance e nos resultados.
Entenda: só o amor pelo Direito não fará a sua empresa de advocacia decolar. Entendê-la como um negócio e ter metas bem definidas é primordial.
Para isso é necessário levar a sério uma série de iniciativas. O planejamento das atividades, o estudo de estratégias, a definição de um público ideal e o marketing jurídico são apenas algumas delas.
Outro ponto: forme uma equipe produtiva e capacitada, investindo em comunicação e em gerenciamento das finanças e dos tributos. Além disso, invista já em soluções como:
Uso da tecnologia.
A tecnologia é fundamental para que uma empresa de advocacia e os seus profissionais não atrasem os seus prazos de entrega de documentos, não percam documentos, audiências e nem outros compromissos relacionados.
Quando se tem muito trabalho para dar conta fica difícil lembrar de tudo e manter nossa agenda organizada. Nesse sentido, a adoção de ferramentas novas pode ser um divisor de águas.
O uso da computação em nuvem, de videoconferências e a mobilidade corporativa estão entre alguns elementos importantes para que o seu negócio corresponda às expectativas dos clientes.
Adote um nicho de mercado específico.
A otimização de um negócio passa também pela escolha de um público-alvo direcionado. “Atirar para todos os lados” não é garantia de lucratividade e essa compreensão obrigará o seu negócio a tomar um caminho específico.
O direito civil, previdenciário, trabalhista, de família, do consumidor, da tecnologia da informação, ambiental e penal são algumas das possibilidades, mas existem várias outras para empreender.
O fundamental é que o seu escritório demonstre entender o quão primordial é ter uma área de atuação muito bem delineada. Sem isso, a organização da empresa e a obtenção de resultados ficam comprometidos.
Melhore a comunicação interna e externa.
Para que a gestão de um escritório jurídico funcione bem, a sua comunicação (interna e externa) precisa ser excelente. Dentro da empresa todos devem se comunicar de forma funcional e rápida. Isso vale também para a relação entre advogados e clientes.
Esse é, inclusive, um dos grandes desafios de qualquer empresa, mas, uma vez que ele for superado, todos os seus ganhos serão maiores, entre eles, mais casos e clientela satisfeita.
Obviamente a gestão do escritório jurídico não acontece rapidamente. Por isso, você deve promover esforços constantes para mantê-la bem estabelecida. O que é fato, no entanto, é que quando o ideal de gerenciamento entra no seu negócio ele dificilmente sai.
Estar atento as deficiências de gestão é o que vai fazer o seu negócio prosperar. Agora que você já sabe por onde começar de um basta nas deficiências de gestão do seu escritório e comece a colher os frutos das boas práticas.
A primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico para seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a rotina dos escritórios de Direito.
Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.
Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.
O PROMAD tem o compromisso com a advocacia no seu DNA. Para tanto, oferecemos o Integra – software jurídico 100% online – além de outros serviços para conectar advogados à evolução do Direito.
Contato: (48) 3203-1212 l comercial@promad.adv.br l promad.adv.br