Teoricamente, durante o período do recesso forense, os advogados aproveitam para recarregar as suas baterias, dar mais atenção a família e aos projetos pessoais. Bom, teoricamente.
Em pesquisa de 2021 o Instituto Data Folha apontou mais de 1,3 milhões de advogados registrados na OAB. O Instituto ouviu 300 profissionais do Direito em cinco regiões do País, revelando que:
aproximadamente 43,4% são autônomos e 30,7% trabalham completamente sozinhos. A pesquisa também apontou que: 53,4% dos advogados ganham até R$ 6.000,00 e 58% dos advogados têm renda de até R$ 3.000,00 mês.
É… se tem uma coisa que muitos advogados NÃO farão no recesso que se aproxima é descansar.
Portanto, a fim de ajudar no planejamento do seu próximo e desafiador ano, preparamos 3 dicas importantes nesse artigo para você começar a colocar em prática nos próximos 3 meses.
1. Faça um ótimo Planejamento Financeiro.
As finanças são fundamentais para qualquer empresa se consolidar no mercado. Fique de olho nas suas despesas, receitas, honorários e margens de negociação com os clientes. As boas práticas de gestão financeira te ajudam a manter um controle rigoroso dos seus custos processuais e a administrar cancelamentos contratuais, por exemplo.
Precifique a sua hora com muito critério, levando em conta todos os seus gastos fixos. Mantenha uma planilha com os custos, receitas e investimentos mapeados e sob controle. Assim você constrói bons indicadores para a tomada de decisões, entre eles, o seu real faturamento, os custos do escritório e os honorários atrasados.
Mantenha o hábito de produzir relatórios financeiros. Se você não domina os conceitos básicos da Gestão Financeira, experimente recursos tecnológicos para te ajudar nisso. Um software jurídico, por exemplo, te ajuda a controlar com mais rigor o fluxo de caixa, os honorários pendentes e as despesas fixas.
Outro ponto importante: separe e controle rigorosamente as despesas pessoais das despesas do escritório. Muitas vezes, advogados que atuam em escritórios de pequeno e médio porte, misturam as contas pessoais com as profissionais. Essa prática, embora seja corriqueira e aparentemente inofensiva, geralmente impacta negativamente o orçamento do seu escritório, podendo inclusive gerar dívidas.
E, por último, preserve o seu capital de giro. Ou seja, mantenha uma pequena reserva financeira. O capital de giro varia de acordo com o porte do seu escritório, mas todo e qualquer negócio deve manter no radar a saúde desse montante.
Por exemplo: todos os bens do escritório podem ser convertidos em capital a curto prazo, desde o dinheiro em caixa até saldos em bancos, aplicações financeiras, mobiliário e equipamentos, entre outros.
2. Melhore a sua percepção e abordagem em relação aos clientes.
Isso não tem a ver apenas com responder as suas mensagens e retornar os contatos, mas sim em entender e corresponder aos anseios do cliente. Advogados proativos mantém altos índices de indicação. Portanto, demonstre ao cliente o quanto você está dedicado ao caso.
Procure saber sempre se o cliente está satisfeito com o seu trabalho, se tem dúvidas e prefere conversar mais antes de dar sequência no processo. Uma boa dose de empatia com a situação do cliente também é bem-vinda para definir as possíveis estratégias judiciais que podem ajudá-lo a resolver o caso.
Sim, enxergue o seu escritório com os olhos do cliente e pergunte-se:
– O que você esperaria de um advogado? – Como seria a melhor forma de atendimento? – De quanto em quanto tempo você gostaria de receber feedbacks sobre o seu processo?
Reserve um tempo na agenda para manter uma política de relacionamento. A interação com o seu público é fundamental para construir a fidelização. Dessa forma você antecipa as demandas e apresenta uma postura proativa, mostrando que está realmente empenhado em atender e tranquilizar o cliente.
Essa abordagem facilita a criação de um vínculo junto ao cliente, sugere empatia e ajuda você a cobrar um honorário justo. Bom, dito isso, quando estiver atendendo lembre-se: seja extremamente profissional e não confunda empatia com informalidade.
Mesmo que você tenha estudado o cliente e saiba como criar um ambiente receptivo, não deixe o clima de impessoalidade prevalecer na reunião. Deixe o cliente falar livremente e escute com atenção enquanto toma notas. Assim, você demonstra estar interessado no problema dele e em como ajudá-lo. Isso é mais importante do que falar das suas habilidades e experiências.
Outro ponto importante aqui é o ambiente da consulta. Um local informal demais transmite amadorismo, enquanto um muito formal pode intimidar o cliente. O ideal é que você tenha um escritório acolhedor e confortável para deixar os clientes à vontade.
Para finalizar, seja transparente, objetivo e não exagere nos termos técnicos / jurídicos para impressionar. Apresente sempre as possíveis variáveis e complicações implicadas no caso de forma simples e realista. Explique bem ao cliente quais as possibilidades de conseguir uma decisão favorável, fale sobre qual metodologia e estratégia você adotaria, e reforce a importância de uma assistência jurídica especializada.
Se o cliente perceber que você está preocupado com o problema dele, está sendo franco quanto à possibilidade de resolução e que você está disposto a ajudá-lo, as chances de você conseguir o caso são grandes.
3. Implante uma metodologia de gestão rígida no escritório.
Acompanhe sempre que puder todas as etapas do trabalho e da jornada do cliente no seu escritório, definindo sempre o que é prioridade. Observe a quantidade de tempo consumida para fazer as suas tarefas e o quanto esse tempo custa de fato.
Administre o seu tempo com critério e dedique-se ao que realmente importa, mantendo o foco nas peças jurídicas e nas reuniões importantes. Muitos advogados elaboram peças jurídicas, cuidam das rotinas do escritório, atendem ligações e comparecem a reuniões. Tudo isso, muitas vezes, num mesmo dia.
Por isso, é fundamental que o advogado esteja consciente da quantidade de tempo consumida para fazer suas tarefas e de quanto esse tempo custa de fato. Reconhecer as limitações do seu dia e do seu tempo também é um ótimo exercício.
Hoje, existem inúmeras ferramentas de gerenciamento de tempo. Apenas para citar alguns exemplos, o Método Pomodoro ou o GTD são técnicas que podem ajudar a sua produtividade e promover a qualidade dos seus serviços.
Você também pode adotar uma agenda virtual. Advogados estão constantemente lidando com prazos e rotinas repletas de afazeres. Lidar com tudo isso sem um controle automático pode ser exaustivo.
Você pode até tentar anotar todos os seus compromissos em um papel ou em um documento no computador, mas isso dificilmente será produtivo. Então, como acompanhar todos os seus compromissos sem se perder?
As agendas virtuais oferecem uma solução. Elas funcionam de forma integrada com diversos dispositivos, como computadores, celulares e tabletes. Com o Google Agenda, por exemplo, é possível salvar compromissos e criar alertas diários automáticos.
Para finalizar essa dica, não poderíamos deixar de mencionar o uso da tecnologia como aliada no seu escritório. Atualmente, existem diversos recursos que podem ser empregados para transformar a sua rotina de trabalho e melhorar os resultados obtidos.
Você sabia que a maioria das tarefas e processos burocráticos que você realiza diariamente, de forma manual, podem ser executados de forma automática? Isso mesmo. Com sistemas e programas de automação para escritórios e empresas jurídicas é possível ganhar tempo e produtividade.
Bom, se você gostou das dicas, mas ainda não tem uma ideia do que vai fazer para fortalecer a sua advocacia nos próximos meses, que tal uma dica extra? A primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico. Fica mais fácil aparar as arestas contando com a tecnologia.
O Integra – ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008 e líder no segmento – por exemplo, foi pensado para aprimorar e automatizar as rotinas dos escritórios de Direito. Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software.
Desenvolvido para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos, entre outras funcionalidades. O software permite também a integração com o Google Agenda.
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O PROMAD tem o compromisso com a advocacia no seu DNA. Para tanto, oferecemos o Integra – software jurídico 100% online – além de outros serviços para conectar advogados à evolução do Direito.
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