Em um mercado cada dia mais concorrido, o advogado precisa se reinventar para conseguir atrair cliente. Infelizmente, muitos escritórios ainda apostam em abordagens tradicionais, até porque o Código de Ética conta com uma série de restrições na hora de promover a advocacia.
Para atrair cliente, o advogado precisa estar atento às diretrizes do Código de Ética, mas não deve deixar de lado a criatividade e um olhar estratégico para o mercado para conseguir se destacar.
Para quem está buscando alternativas para chamar a atenção e aumentar sua carteira, vale a pena conferir!
Atrair cliente através de uma boa presença digital
No passado, a maioria dos seus potenciais clientes chegava até o seu escritório por conta de indicações. De fato, o “boca a boca” na advocacia tem um enorme valor. Porém, antes de marcar uma reunião, seu potencial cliente certamente vai colocar o nome do seu escritório no Google e caso ele encontre um site sem um aspecto profissional, dificilmente ele vai te ligar para uma reunião.
Ter uma boa imagem no ambiente online é tão importante quanto uma boa imagem no ambiente offline. Por isso, vale a pena investir em um bom site para impressionar seu potencial cliente antes mesmo dele chegar ao seu escritório.
Além disso, apostar no marketing digital e em técnicas de SEO é essencial para que o seu potencial cliente te ache. Hoje, a maioria das pessoas quando tem um problema procura o Google para lhe dar uma orientação sobre o que fazer. Nas questões jurídicas, isso não é diferente. Logo, invista em SEO, tenha uma página nas redes sociais ativa e aposte em ferramentas para que o seu escritório ganhe destaque no meio digital.
Participe de eventos da área
Outra forma de chamar a atenção de potenciais clientes é participando de eventos que sejam de interesse do seu público. Muitos workshops, congressos e simpósios de inúmeras áreas abordam questões jurídicas. E, se o seu cliente estará presente nesse tipo de evento, não é preciso pensar duas vezes em conversar com a organização e se colocar à disposição para uma apresentação.
O contato pessoal com potenciais clientes é muito positivo e multiplica as chances da contratação. Por isso, não perca esse tipo de oportunidade e fique antenado com a agenda e eventos que podem ser do interesse do seu público.
Fortaleça seu networking
Infelizmente, muitos advogados enxergam a competitividade do mercado como uma espécie de guerra. No entanto, essa visão pode prejudicar bastante seu escritório, especialmente na captação de clientes. Contar com a indicação de advogados parceiros é uma ótima forma de aumentar sua cartela e criar relacionamentos onde as duas partes ganham.
Para fazer uma rede de networking estratégica e que dê resultados procure advogados que atuem em áreas complementares. Isso faz com que vocês consigam indicar clientes mutuamente, gerando assim crescimento para as duas partes. Ter a visão de que todo advogado do mercado é um concorrente em potencial é algo bastante equivocado e limitado e pode minar oportunidades não apenas de indicação de clientes, como até parcerias de negócios.
Para quem quer atrair cliente é preciso ter uma boa visão do mercado, ser criativo e, claro, se apresentar como uma autoridade na sua área de atuação. Um dos fatores que mais importa na hora de fechar um contrato é a confiabilidade. Então, use todas as ferramentas e recursos que puder para que o seu potencial cliente saiba que você conhece os recursos para ajudá-lo e a confiança será a base do relacionamento de vocês.
Gostou dessas dicas para atrair cliente? Então, não deixe de conferir também como criar ações de marketing jurídico sem ferir o Código de Ética. Clique aqui e saiba mais!
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